segunda-feira, 18 de julho de 2016

Clubes Catarinenses realizam Fórum de Marketing

Com a participação de dirigentes de marketing dos principais clubes de Santa Catarina, foi realizado dia 18/07, na sede da Associação de Clubes de Futebol Profissional de Santa Catarina (SCCLUBES), a terceira edição do fórum de marketing, visando, especialmente, a construção de ações que promovam o Estadual de 2017. Participaram também representantes da Federação Catarinense de Futebol, da UNISUL, do Guarani de Palhoça e do Sport Club Jaraguá.

Utilizando como exemplo algumas ações desenvolvidas pelos principais clubes da Europa, o gerente comercial da DOT Digital Group Nestor Duarte apresentou soluções para o engajamento dos torcedores do futebol catarinense. O objetivo é aumentar o público e receber recursos através de conteúdo gerado a partir do próprio clube, divulgando nos seus meios de comunicação ou por outras plataformas.


A gerente de Marketing da RBS TV Maria Cecília Tissot admitiu que é preciso juntar-se aos clubes para potencializar o valor de venda do produto “futebol catarinense”. Ela deu exemplos de como os clubes podem colaborar para otimizar o retorno dos patrocinadores. Entre os temas envolvendo a emissora, foram discutidos a abertura de sinal nas praças em dias de jogo e a necessidade de articular com maior antecedência e de forma colaborativa os projetos sociais que precisam do apoio dos clubes, além da criação de ações do patrocinador que envolvam a torcida nos estádios. Na próxima reunião do fórum, poderá ser definida a ação social para o Estadual de 2017.

O gerente de marketing e comunicação do Figueirense Gustavo Spaniol sugeriu que a RBS estudasse meios de gerar e vender conteúdo/informações dos clubes de forma semelhante à usada nos campeonatos da Europa – programas sobre atletas, história de confrontos, escalação atual.

Spaniol apresentou ainda o Relatório do Retorno de Mídia que o Ibope fez para o clube no ano de 2015. O objetivo foi comprovar que investir no futebol é retorno garantido. A partir das discussões dos números apresentados, foi sugerida a criação de um evento (uma espécie de feira) neste semestre para promover o Lançamento do Estadual de 2017, direcionado aos potenciais patrocinadores.

O fórum de Marketing serviu também para a apresentação do novo executivo da SCCLUBES, Claudio Gomes, que começou a trabalhar na entidade nesta segunda-feira. Com 25 anos de atuação na área comercial e de marketing, sendo cinco no Criciúma, ele terá a tarefa de buscar mais recursos para as competições e, especialmente, para os clubes. Na próxima semana, está prevista uma reunião com todos os presidentes de clubes para apresentar o Executivo e os projetos que a Associação pretende implementar a partir desta nova fase.

A próxima edição do Fórum de Marketing ficou agendada para o dia 22 de agosto, às 16h, na sede da SCCLUBES.

Texto e foto de Paulo Scarduelli. 
Link: http://www.scclubes.com.br/noticia/553