quinta-feira, 14 de julho de 2016

Indicação de Livros de Marketing Esportivo

1 - O Marketing Esportivo no Brasil  
Editora: IBME
Autores: Thiago Mansur e Rafael Zanette (Org.)
Temas: Licenciamento, Marketing Esportivo, Relações Internacionais, Gestão

2 - Marketing Futebol Clube
Editora: Atlas
Autor: Luiz Cláudio Zenone
Ver preço



3 - Marketing Esportivo: A Reinvenção do Esporte na Busca de Torcedores  
Editora: Bookman
Autores: Irving Rein (Autor), Philip Kotler (Autor), Ben Shields (Autor)
Temas: Marketing Esportivo
Comprar e-book Kindle








4 - Marketing Esportivo 
Editora: Best Seller (28 de setembro de 1995)
Autor: Francisco Paulo de Melo Neto
Info: Marketing esportivo é uma análise clara e abrangente dos bastidores do esporte e seus patrocinadores. Consultor na área de Marketing esportivo, com vários projetos realizados em clubes, associações, fundações e empresas, Francisco Paulo de Melo Neto define o conceito, a natureza e as características do Marketing Esportivo. Através de vários estudos de casos, ele analisa as novas tendências do marketing esportivo no Brasil e no mundo, os patrocínios e o merchandising, as parcerias e as franquias, e as sofisticadas estratégias de publicidade. Mostra ainda o pioneirismo de empresas que investiram no esporte dos anos 70 e no início dos 80, até os grandes eventos esportivos que estão hoje em plena atividade.





5 - O Marketing Esportivo no Brasil  
Editora: Saraiva
Autor: Marco Antonio Siqueira
Info: Com a missão de sediar grandes eventos, fica evidente a necessidade de o Brasil acompanhar o que se faz de melhor no mundo, posicionando-se na vanguarda do marketing esportivo internacional. Marketing Esportivo: uma visão estratégica e atual aborda os principais conceitos de marketing aplicando-os ao mundo esportivo e estabelecendo uma visão estratégica alinhada às melhores práticas e recentes inovações do mercado. Este é um guia de aplicação imediata em projetos de todas as modalidades esportivas, em entidades de pequeno a grande porte. "Nós brasileiros sempre fomos uma referência no esporte, dentro dos campos e quadras, mas, nos últimos anos, nos demos conta de que o desenvolvimento extracampo é fundamental: o Marketing Esportivo é a chave para o sucesso dos clubes no século XXI. Hoje, a escolha de profissionais de Marketing e gestores esportivos é tão importante quanto a contratação de um grande atleta e este livro só confirma essa realidade.” Paulo Jamelli, ex-jogador da Seleção Brasileira, professor de Educação Física, técnico de Futebol, empresário e gestor esportivo.


6 - Aprendendo com os Yankees: O que a maior franquia esportiva de todos os tempos pode ensinar sua empresa 
Editora: eBook Kindle
Autores: Thiago Ramos de Sousa - MBA - PMP
Info: Existe alguma outra equipe esportiva que tenha sido maior sinônimo de vitórias do que os New York Yankees? Tenha ganho quarenta campeonatos da American League, vinte e sete World Series, e tenha quase quarenta membros no Hall da Fama? 

Como tantas grandes instituições norte-americanas, os Yankees começaram humildes, no enlameado e desigual gramado de Hilltop Park no fim do Século XIX. Dezoito anos mais tarde, a pequena franquia de segunda classe ganhou seu primeiro campeonato. Hoje, os NY Yankees estão avaliados em mais de um bilhão de dólares. 

Desde seu inesquecível campeonato de 1923, quando o Yankee Stadium foi inaugurado, o New York Yankees têm sido uma das franquias de maior sucesso, magia e folclóre da história do beisebol e do esporte mundial. Seu início com Babe Ruth, Lou Gehrig, Joe DiMaggio, Yoggi Berra, Mickey Mantle, Reggie Jackson, e Mattingly; e, posteriormente com Joe Torre, Derek Jeter, Mariano Rivera e Alex Rodriguez, tem marcado presença constante na mitologia esportiva, dos negócios e nas vidas de seus fãs. Hoje, o boné azul-escuro, com as letras NY bordadas em branco, é símbolo amplamente reconhecido e usado por pessoas do mundo inteiro. 

Este livro conta em detalhes a história desse magnífico esporte, as estratégias de gestão, forças econômicas, mudanças sociais e as pressões políticas e jurídicas que desempenharam um papel decisivo em moldar as conquistas dos Yankess dentro e fora de campo. Lançaremos luz sobre alguns dos acontecimentos mais memoráveis do time, personalidades que comandam o jogo e controvérsias duradouras. O resultado é uma história sobre o beisebol e uma exploração da relação muitas vezes mal compreendida entre negócios e esportes até os dias atuais. 

Você pode aprender lições poderosas sobre liderança, estratégia, gestão e marketing com a maior equipe da indústria esportiva americana. Você vai aprender a arte de alianças estratégicas; empreendedorismo; valor da marca, inovação e estratégia de turnaround utilizados por esta organização. Descobrirá técnicas inovadoras de relacionamento com os clientes e novas abordagens para entrar em novos mercados utilizando preceitos fundamentais que fazem parte do jogo, alem de seus códigos secretos, da velha-guarda Hardball ao inovador Moneyball. 

Também, no coração da dinastia dos Yankees está o íncrivel histórico da organização na gestão de talentos. Os Yankees sabem como ninguém encontrar, nutrir e manter estrelas e astros. Ao contrário da crença popular, o segredo da gestão de talentos do Yankees não é a sua folha de pagamento. Na verdade, a maioria dos super-estrelas Yankees foram desenvolvidos internamente, não comprados ou negociados de outras equipes. 

Os Yankees, no contexto deste livro, servem como uma metáfora para a excelência organizacional e empresarial sustentável. Os personagens icônicos, de proprietários, técnicos a jogadores, que serviram na organização durante os últimos 80 anos são referências dos tipos de pessoas que lideram e trabalham todos os dias em nossos ambientes de trabalho. Para seguirmos uma linha de raciocínio clara começaremos contando a relação dos esportes com a vida empresarial, o contexto atual do beisebol, o que é ser uma fã dos Yankees e sua breve história de sucesso nos esportes. A partir daí começaremos a traçar e explicar as inovações feitas em seus negócios, o crescimento do clube como empresa e seus ensinamentos e exemplos para executivos, empresas e futuros empreendedores. 

Se você quer construir seu negócio em uma organização campeã, “Aprendendo com os Yankees” lhe mostrará como ir até a base principal e rebater a bola para fora do estádio. 




7 - Marketing Esportivo
Editora: Cengage CTP
Autores: Melissa Johnson Morgan (Autor), Jane Summers (Autor)
Infos: O livro apresenta uma abordagem inovadora para o estudo de marketing em um contexto de esportes. Trata o marketing esportivo sob uma perspectiva estratégica e explora tanto o marketing esportivo como o marketing usando o esporte.






8 - Uma bela jogada: 20 anos de Marketing Esportivo
Editora: eBook Kindle
Autor: João Henrique Areias
Infos: Nesta segunda edição revista e ampliada, o autor relata oito casos de marketing esportivo desenvolvidos e comercializados por sua equipe, inclusive o caso do Fla-Basquete 2009, e aborda dois temas complementares: 1) Como as empresas decidem investir no esporte e 2) Novo modelo de gestão baseado na profissionalização dos dirigentes esportivos. O livro conta com relatos de Zico, Juca Kfouri, Celso Grellet, Gilmar Rinaldi, Pelé, Ary Vidal, P.C. Andrade, Renato Brito Cunha, Carlos Augusto Montenegro, Sávio, Márcio Braga, Junior, Walter Mattos e Álvaro Esteves.




9 - Marketing Esportivo 
Editora: Bookman
Autor: Bernard J. Mullin
Temas: Os autores desta obra não apenas tomaram emprestada a teoria do marketing e aplicaram-na ao mundo do esporte, mas construíram uma nova teoria sobre o marketing esportivo com base em suas próprias pesquisas e experiências.





Nenhum comentário:

Postar um comentário